sexta-feira, 19 de outubro de 2012




Devemos nos atentar para a importância do conhecimento e entendimento do que vem a ser currículo prescrito e currículo como prática. Como nos diz Goodson (1995) a palavra currículo é o centro de muitos debates, pois, 
Em certo sentido, a promoção do conceito de “currículo como fato” responde pela priorização do “estabelecimento” intelectual e político do passado, tal como está inserido no currículo escrito. Já o “currículo como prática” dá precedência à ação contemporânea pré-ativa (GOODSON, 1995, p. 19).
A diferenciação dessas duas dimensões do currículo remete ao nosso problema de pesquisa, já que pretendemos analisar como o professor pauta sua prática (o currículo como prática) a partir das orientações presentes no currículo prescrito.
Gimeno  Sacristán  (2000, p.104-5)  propõe um modelo de interpretação do currículo como algo construído no cruzamento de influências e campos de  atividade diferenciados e inter-relacionados. Ele nos esclarece o significado desses níveis ou fases na objetivação do significado do currículo: 

- O currículo prescrito – em todo sistema educativo existe algum tipo de prescrição, são os aspectos que atuam como referência na ordenação do sistema curricular servindo como ponto de partida para a elaboração de materiais, controle de sistema, etc. 
- O currículo apresentado aos professores  –  série de meios elaborados por diferentes instâncias que costumam traduzir aos professores o significado e os conteúdos do currículo prescrito.
- O currículo moldado pelos professores – como agente ativo, o professor molda a partir de sua cultura profissional, qualquer proposta que lhe é feita, intervindo na configuração dos significados das propostas curriculares.
- O currículo em ação – é na pratica, guiada pelos esquemas teóricos e práticos do  professor, concretizando-se nas tarefas acadêmicas, as quais, como elementos básicos, sustentam o que é a ação pedagógica, que podemos notar o significado do que são as propostas curriculares.
- O currículo realizado – como conseqüência da prática se produzem efeitos complexos dos mais diversos tipos: cognitivo, afetivo, social, moral, etc. são observados por serem considerados “rendimentos” valiosos e proeminentes do sistema ou métodos pedagógicos.
- O currículo avaliado – através dele se reforça um significado definido na prática do que é realmente. Pressões exteriores levam a ressaltar na avaliação aspectos do currículo talvez coerente, talvez incongruentes com os propósitos de quem prescreveu o currículo, de quem o elaborou, ou com os objetivos do próprio professor .
            Tendo apresentado todas as dimensões e significados de currículo, este trabalho investigará se o currículo prescrito atua como referência na ordenação do sistema curricular.

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