Devemos
nos atentar para a importância do conhecimento e entendimento do que vem a ser
currículo prescrito e currículo como prática. Como nos diz Goodson (1995) a
palavra currículo é o centro de muitos debates, pois,
Em certo sentido, a
promoção do conceito de “currículo como fato” responde pela priorização do
“estabelecimento” intelectual e político do passado, tal como está inserido no
currículo escrito. Já o “currículo como prática” dá precedência à ação
contemporânea pré-ativa (GOODSON, 1995, p. 19).
A
diferenciação dessas duas dimensões do currículo remete ao nosso problema de
pesquisa, já que pretendemos analisar como o professor pauta sua prática (o
currículo como prática) a partir das orientações presentes no currículo
prescrito.
Gimeno Sacristán
(2000, p.104-5) propõe um modelo
de interpretação do currículo como algo construído no cruzamento de influências
e campos de atividade diferenciados e
inter-relacionados. Ele nos esclarece o significado desses níveis ou fases na
objetivação do significado do currículo:
-
O currículo prescrito – em todo sistema educativo existe algum tipo de prescrição,
são os aspectos que atuam como referência na ordenação do sistema curricular
servindo como ponto de partida para a elaboração de materiais, controle de
sistema, etc.
-
O currículo apresentado aos professores
– série de meios elaborados por
diferentes instâncias que costumam traduzir aos professores o significado e os
conteúdos do currículo prescrito.
-
O currículo moldado pelos professores – como agente ativo, o professor molda a
partir de sua cultura profissional, qualquer proposta que lhe é feita,
intervindo na configuração dos significados das propostas curriculares.
-
O currículo em ação – é na pratica, guiada pelos esquemas teóricos e práticos
do professor, concretizando-se nas
tarefas acadêmicas, as quais, como elementos básicos, sustentam o que é a ação
pedagógica, que podemos notar o significado do que são as propostas
curriculares.
-
O currículo realizado – como conseqüência da prática se produzem efeitos
complexos dos mais diversos tipos: cognitivo, afetivo, social, moral, etc. são observados
por serem considerados “rendimentos” valiosos e proeminentes do sistema ou
métodos pedagógicos.
-
O currículo avaliado – através dele se reforça um significado definido na prática
do que é realmente. Pressões exteriores levam a ressaltar na avaliação aspectos
do currículo talvez coerente, talvez incongruentes com os propósitos de quem
prescreveu o currículo, de quem o elaborou, ou com os objetivos do próprio
professor .
Tendo
apresentado todas as dimensões e significados de currículo, este trabalho
investigará se o currículo prescrito atua como referência na ordenação do
sistema curricular.
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